DÚVIDAS FREQUENTES
Clínica de Anestesiologia
e Medicina Perioperatória
Nestes anos todos, a CLAMP vem mantendo o compromisso assumido no início da história do HMC em prezar pelo alto padrão de qualidade nos cuidados de anestesia.
Por que você deve ler isto?
Para entender melhor o que acontece durante sua cirurgia e conhecer as respostas certas para muitas das questões sobre a ANESTESIA.
Consulta pré-anestésica
É uma consulta feita pelo médico anestesista e deverá ser realizada antes da sua cirurgia. Essa consulta é muito semelhante à consulta que você realizou com o médico que vai operá-lo(a), porém a consulta pré-anestésica é voltada para aspectos importantes dos cuidados que o anestesista irá te oferecer durante sua cirurgia.
Pontos importantes que serão avaliados: se você tem algum tipo de alergia, se utiliza algum medicamento que pode interferir com a anestesia, se você possui alguma doença ou problema de saúde, serão verificados exames de sangue e cardiológicos, além do próprio exame físico, será explicado sobre o que você vai sentir e passar, receberá informações sobre prescrição de medicação pré-anestésica ou quais medicamentos deverá usar ou suspender antes ou no dia da cirurgia, e por fim determinar a técnica anestésica mais apropriada seja determinada para o seu procedimento.
Agende sua consulta pré-anestésica: 41 3207-3225
Jejum
Por que há necessidade do jejum pré-operatório?
- Esse é um aspecto muito importante do seu cuidado antes da cirurgia. O jejum é fundamental para que, no momento da cirurgia, o paciente não tenha nenhum resíduo no estômago.
Durante o processo de anestesia e a perda da consciência causada pelas medicações sedativas, o paciente também perde os mecanismos de proteção da região respiratória (traqueia e pulmão) contra vômitos ou regurgitação. Assim, se houver um resíduo dentro do estômago, esse conteúdo pode regurgitar e ser aspirado e atingir os pulmões, causando problemas respiratórios.
O jejum será orientado individualmente pela equipe anestésica, respeitando seu histórico de saúde e doenças associadas.
Vale lembrar que um jejum prolongado, ou seja, muito acima do tempo recomendado pelo anestesista, pode ser prejudicial ao paciente. Dessa forma, respeite o tempo que for orientado e limite o seu tempo de jejum a esse período. Isso será melhor para a condução da sua cirurgia.
O que é Anestesia?
Anestesia é o estado de total ausência de dor durante uma operação ou um exame. Ela pode ser uma anestesia GERAL, isto é, para o corpo todo; ou PARCIAL, também chamada anestesia REGIONAL, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você ficará totalmente inconsciente; já numa anestesia regional você poderá ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência do caso. Em ambas as situações, o MÉDICO ANESTESISTA irá monitorar as funções de seus órgãos vitais, durante o tempo que se fizer necessário, e providenciará para que seu organismo reaja com segurança a um exame ou a uma cirurgia.
Quanto tempo dura uma anestesia?
A Anestesia Geral ou Regional dura o tempo necessário para que seja realizado o exame ou a operação, oferecendo ainda um bom controle da dor por tempo variável após o procedimento, a depender das técnicas ou medicações empregadas.
Lembre-se que a anestesia não um botão de “liga/desliga”, ao passo que a cirurgia acaba e o paciente acorda da anestesia, muitos medicamentos anestésicos ainda continuam agindo, gerando um “residual de anestesia”. Por isso é normal que o paciente ainda fique um pouco sonolento durante um período do pós operatório, até que todas as medicações sejam eliminadas.
Quem aplica a Anestesia?
A Anestesia Geral ou Regional é aplicada por MÉDICOS ESPECIALIZADOS EM ANESTESIOLOGIA. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você (do seu cérebro, coração, dos pulmões, dos rins e demais funções orgânicas) durante toda a operação até que você desperte completamente da Anestesia. Após a cirurgia, os pacientes permanecem um período na sala de recuperação anestésica e somente serão encaminhados para o quarto quando tiverem boas condições clínicas. O anestesista estará ao seu lado durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre de nada, depois de terminada a anestesia.
O que faz o Anestesista?
Além de administrar as medicações ou usar técnicas anestésicas, o anestesista também irá cuidar do funcionamento e equilíbrio do seu organismo durante a cirurgia. Dessa forma haverá acompanhamento e monitorização de suas funções vitais, que nada mais é do que o controle da sua pressão arterial, ritmo e frequência cardíaca, temperatura corporal, oxigenação do sangue e a respiração.
Cabe ao anestesista também manter o paciente hidratado com soluções administradas intravenosas, bem como realizar transfusões de sangue, sempre que forem indicadas durante uma cirurgia.
O que é a Sala de Recuperação Pós-anestésica?
Quando termina a cirurgia, o Anestesiologista suspende os anestésicos e inicia-se o processo da recuperação da consciência ou regressão da Anestesia. Isto pode demorar alguns minutos ou até algumas horas, dependendo da duração e do tipo da anestesia aplicada. Durante este tempo de recuperação, você ficará numa sala dentro do centro cirúrgico chamada SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICAS, monitorado e sob cuidados de uma equipe qualificada de enfermagem, além do próprio anestesista. Esse acompanhamento na sala de recuperação é muito importante para acompanhar alguns sintomas e evitar complicações pós anestésicas.
Como você vai se sentir após a Anestesia?
O que vai sentir após a anestesia depende muito da operação, do tipo de anestesia, de suas condições físicas, dos remédios que você está tomando ou tomou, enfim, de múltiplos fatores. Graças às técnicas de Anestesia modernas, apenas um número muito pequeno de pacientes chega a sentir-se mal. É importante ressaltar que, provavelmente, você não sentirá nada durante a cirurgia, bem como não terá muitas lembranças do ocorrido. Todos os cuidados serão empregados para o seu melhor conforto e segurança.